MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA E TECNOLOGIA EDUCACIONAL.
PROINFO INTEGRADO: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
Ana Célia Pereira Da Silva
MEMORIAL
SÃO MIGUEL/ RN
2012
Apresentação
Este memorial apresentar a incorporação das tecnologias, ao processo educativo criando oportunidades impar para a estruturação e implantação de novos cenários pedagógicos.
UNIDADE I: TECNOLOGIAS DO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL
Nesta unidade, reconhecemos a grande importância das tecnologias em nossas vidas, começamos a compreender a necessidade de refletir e buscarmos alternativas para a inserção das tecnologias na nossa prática pedagógica.
A tecnologia é um recurso presente no nosso dia-a-dia e que a cada momento está evoluindo de forma rápida, trazendo vários benefícios para á vida das pessoas. Estamos participando de um curso, que o mesmo vem como uma nova ferramenta de conhecimento sobre os meios tecnológicos na sala de aula.
As TICS oferecem um grande legue de possibilidade pedagógica e têm favorecido a emergência de modelos alternativos de educação, ao propor ambientes de ensino-aprendizado que estimulam a interatividade, e a capacidade de comunicação, colaboração e inovação, buscando corresponder as necessidades de uma pedagogia que se desenvolve por meio de novas relações, motivando uma rica reflexão a respeito das novas formas de ensino e aprender.
Realizamos em grupo a leitura do texto “Por que precisamos usar a tecnologia na escola” de Edla Ramos, e compreendi que o mundo está em constante transformação, inclusive na educação.
Portanto a experiência que me será proporcionada neste curso me dará suportes para as praticas de ensino e a certeza de que meus alunos saberão receber estas novas tecnologias.
Espero poder tirar o Maximo proveito desse curso.
UNIDADE II: NAVEGAÇÃO, NA INTERNET E SEGURAÇA NA REDE.
Tivemos a oportunidade de refletir a importância da navegação na internet na sua vida pessoal e profissional, identificando a importância de orientar nossos alunos sobre como buscar informações na web. Assistimos alguns vídeos relacionados ao LINUX, percebi que o sistema LINUX é bem parecido com o do Windows com uma diferença satisfatória que o Linux é bastante seguro, refletimos sobre as facilidades e vantagens do navegador Firefox sem destacar o site de busca mais utilizado no mundo.
Conhecemos também o que é um hipertexto e como ele funciona, dentro dele existe vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos.
Percebe-se varias vantagens que o Linux disponibiliza para facilitar nossas aulas mais atrativas.
UNIDADE III: Blog: O QUE É? PARA QUÊ? COMO?
Neste terceiro encontro, refletimos sobre o papel dos blogs na comunicação da era digital. Fomos orientados a como acessar e construir um blog para podermos colocar as atividades desenvolvidas durante o curso.
Em equipe criamos um blog para o grupo, tivemos a oportunidade de visitar blogs de outras pessoas para ampliar nosso repertorio de possibilidades de escrita digital, Além disso, pôde refletir sobre impacto dessa ferramenta sobre a aprendizagem e comunicação e analisamos blogs de outros professores buscando compreender melhor o papel dos blogs na sua prática profissional.
Blog é uma das ferramentas de comunicação mais populares da internet, onde podemos utilizar esses recursos com os nossos alunos.
Portanto nesta unidade conhecemos algumas das características e dos benefícios do uso do blog na educação.
UNIDADE IV: ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTOS
A unidade 04 teve inicio com a apresentação dos objetivos em seguida foi apresentado o plano de trabalho proposto para esta unidade, analisamos o papel dos editores de textos na democratização do acesso a produção de determinados gêneros textuais e no desenvolvimento da habilidade da escrita.
Vivenciamos a elaboração e edição de textos usando o BrOffce, onde utilizamos as ferramentas para conhecermos melhor como utilizar o processador de texto Linux.
A atividade IV. Refletindo sobre a leitura e a escrita digital foi realizada em casa pelo o grupo é após concluir essa atividade postamos Np blog. Aprendi neste encontro a utilizar o editor de textos Write e percebi que o mesmo é semelhante ao Word.
UNIDADE V: COOPERAÇÃO (OU INTERAÇÃO) NA REDE
Iniciamos a unidade v com as orientações em relação às atividades planejadas para o dia, logo em seguida assistimos aos vídeos: Conhecendo a Wikipédia, também foi apresentada a Wikipédia, enciclopédia virtual, o formador nos ensinou o Link a inserir um Link, pois esse nos facilitara a encontrar um tema ou trabalho já pesquisado, usando apenas uma palavra chave. Aprendemos também a passar vídeos do You tube para blog.
Em seguida realizamos a leitura do texto “o computador vai substituir o professor após a leitura destacamos algumas palavras que estavam relacionadas à idéia central do texto lido.
Entretanto cabe ao profissional da educação buscar constantemente inovar sua prática pedagógica, pois não é a maquina que vai substituir o profissional e sim o professor preparado que substitui o outro menos preparado.
UNIDADE VI: COOPERAÇÃO PRESSUPÕE DIÁLOGO!
Nesta unidade aprendemos sobre as ferramentas de comunicação na rede, suas características, seus objetivos, sua utilidade e os cuidados que devemos ter ao utilizá-las.
Compreendi que é uma necessidade participar das redes sociais, pois utilizamos para diversos fins entre eles, bate papo, e-mail.
Analisamos porque elas estão sendo tão importante para nossa vida pessoal, profissional, para as escolas e para o mundo em geral. São inúmeras possibilidades que essas ferramentas nos oferecem e principalmente que para estarmos inseridos no mundo dos nossos alunos precisamos conhecê-las. Tivemos também a oportunidade de conversarmos com nossos colegas pelas redes sociais.
Realmente em cada encontro saímos mais ricos em conhecimento.
UNIDADEVII: SLIDES DIGITAIS NA ESCOLA
Nessa unidade aprendemos sobre o software que nos permitem editar e apresentar slides identificamos a importância e as etapas do planejamento de uma apresentação de slides.
Refletimos ainda sobre como esses documentos digitais promovem a aprendizagem naqueles que os assistem e os produzem. O orientador passou
um vídeo o qual no mostrou dez dicas para criar uma apresentação em slides as quais me ajudaram a entender melhor como usar slides.Logo em seguida começamos passo a passo na construção dos slides.
Os slides são importantes ferramentas na organização dos planos de aula porque desperta a curiosidade dos alunos, uma vez que são utilizados figuras, fotos, textos, diagramas, gráficos, etc.
A vantagem de usarmos esse recurso é a inclusão de sons diversos e as apresentações por computador ganham vida própria. As imagens coloridas associadas aos sons produzem um efeito fascinante nos alunos, principalmente os alunos dos primeiros anos do ensino fundamental.
A Educação Digital está em constante transformação e os educandos necessitam estar envolvidos com a tecnologia atual. Acredito que o encontro foi muito gratificante e desafiador.
UNIDADE VIII: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ELETRÔNICOS
Nesta unidade refletimos sobre o potencial das do software Calc na sistematização, descrição e analise dedados, observamos que é um programa de grande ajuda para o professor. As planilhas de cálculos podem nos ajudar a organizar todas as situações de modo muito prático.
O uso das planilhas nas escolas contribui para viabilizar atividades envolvendo um maior número de dados e informações. É uma ferramenta importante, pois facilita a realização das múltiplas atividades do cotidiano escolar e permite gerenciar as informações de forma mais eficaz e organizada.
Tivemos a oportunidade de elaborara uma planilha eletrônica, com o objetivo de facilitar, o trabalho com o registro do diário de classe.
O encontro foi concluído com avisos referentes à conclusão das unidades, e com orientações para o próximo encontro, em que serão apresentados os Projetos dos grupos e o memorial individual que cada um desenvolverá como requisito para a conclusão do curso.
Conclusão
No entanto vivemos uma época de grandes desafios no ensino, focado na aprendizagem, e vale à pena pesquisar novos caminhos de integração. Espero que, exercendo a minha prática pedagógica, possa lembrar-me de tudo o que eu aprendi e ter sempre em mente que o professor é um eterno aprendiz e que, às vezes, seu aluno lhe ensinará muito.
Referências Bibliográficas:
ALMEIDA, Fernando José de. Educação e informática: os computadores na escola.São Paulo: Cortez,1997.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças dos velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1979.
MARTINS, Renato. Inteligência artificial - parte II ( o macaco cibernético). Post do Blog Café Filosófico de Évora, 16 jan. 2008. Acesso em 14 jul.2009.
RAMAL, Andrea Cecília. O computador vai substituir o professor? Revista Aulas e Cursos (UOL). mar. 2000. Acesso em: 7 jul. 2009.
RAMOS, Edla Maria Faust. Introdução à Educação Digital. Ministério da Educação. Secretária de Educação à Distância. Brasília: 2009.
_______ Por que precisamos usar a tecnologia na escola? As relações entre a escola, a tecnologia e a sociedade. In:_____. Informática aplicada à educação matemática. Florianóplois: UFSC/EAD/CED/,2008.
www.wikipedia.org.com
www.google.com.br
GOSTEI, FICOU SUPER LEGAL.
ResponderExcluirE OLHA QUE ESTA É A PRIMEIRA VEZ QUE FAZEMOS ESCREVEMOS UM MEMORIAL.
UM ABRAÇO.
Vânia.