sábado, 7 de janeiro de 2012

Memorial: Delânio Pinheiro


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
PROGRAMA  NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA E TECNOLOGIA EDUCACIONAL.
PROINFO INTEGRADO: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL


 Francisco Delânio Pinheiro




MEMORIAL







SÃO MIGUEL/RN
2012





                                                             
                                                           



APRESENTAÇÃO

         Por muito tempo entendeu-se a alfabetização por meio da aquisição do alfabeto como única via capaz de promover a realização pessoal e profissional do indivíduo. Hoje, no entanto, com o advento e popularização das tecnologias da informação e da comunicação surge um novo tipo de analfabetismo; o digital; condição daquele que vive alheio a realidade não buscando conhecer e interagir com estas ferramentas tornando-se excluso de um mundo cheio de facilidades que não espera por quem não está adaptado a ele.
      Nessa perspectiva cabe a escola enquanto instituição que colabora para a formação de pessoas, a urgência em capacitar o seu corpo docente alfabetizando-os digitalmente para atuar frente a esses desafios que estão a entrar em nossas salas de aula.
       O Proinfo Integrado através do Curso de Introdução à Educação Digital vem suscitar reflexões a cerca do papel do professor diante das TICs, instrumentalizando-o com conceitos e técnicas necessárias ao processo de inclusão digital. O curso composto por 08 unidades temáticas interligadas discutem desde a importância das TICs na prática pedagógica até a aplicação de exercícios práticos de inclusão das ferramentas em sala de aula. As unidades temáticas são: 01- Tecnologia no cotidiano: Desafios a inclusão Digital, 02- Navegação, Pesquisa na Internet e Segurança na rede, 03- BLOGs: O quê? Para quê? Como?  04- Elaboração e Edição de textos 05- Cooperação (ou interação) na rede? 06- Cooperação: Pressupõe Diálogo07- Slides Digitais na Escola 08- Resolução de Problemas Eletrônicos
Neste memorial apresentaremos nossa trajetória ao longo desta primeira etapa do curso explicitando experiências teórico-práticas, impressões, indagações, descobertas, desafios, enfim, descreveremos como se deu esta experiência inovadora, empolgante e atrativa que transformou significativamente nosso entendimento sobre as TICs. 

01-Tecnologias no cotidiano: desafios á inclusão digital

      O primeiro encontro levantou questionamentos pertinentes a prática de todo professor frente a evolução tecnológica – Tecnologias no cotidiano: desafios á inclusão digital. Suscitou reflexões que nos leva a pensar a tecnologia como sendo uma ferramenta de muitas utilidades na sociedade; nesse sentido é de grande importância que esteja inserida na escola, lugar que a maioria das crianças e jovens frequentam num tempo em que estão abertos ao aprendizado             .
       Essa inserção da tecnologia nas escolas, porém, deve ser baseada em práticas pedagógicas para que o aluno tenha um aprendizado integrado, e não um conhecimento técnico apenas para operar uma máquina. Promover alfabetização tecnológica tem sido algo de grande importância para a inclusão social. No texto “Porque precisamos usar a tecnologia na escola?  Concluimos que o uso das TICs são prioritárias dentro da escola, para que a mesma não fique fora dos avanços da sociedade que se transforma continuamente através de novos produtos, profissões , técnicas e avanços científicos.
       Estamos nos deparando com a evolução cada vez mais rápida da tecnologia, e não podia estar a escola alheia a esse desenvolvimento que de alguma forma está mudando também o nosso jeito de aprender e ensinar. Portanto é preciso que a escola tenha essa preocupação de inserir a tecnologia na formação dos seus alunos de forma que eles sejam inclusos e não apenas expectadores. E preciso formar cidadãos aptos a participar da construção da sociedade, porque nessa construção ele será sujeito                         
    Neste primeiro encontro foi proposto a construção do Projeto Integrado de Aprendizagem. Na oportunidade foi definido o tema gerador “Inclusão Digital: Uma prática necessária à educação”. posteriormente os subgrupos definiriam a tema-foco do projeto para ser desenvolvido em sala de aula.


02: Navegação, Pesquisa na Internet e Segurança na rede

        Como diz o texto a internet funciona como um oceano pelo qual a informação em forma de texto, som e imagem podem ser navegados, ou melhor, acessados em qualquer computador conectado a essa rede. É por essa razão que dizemos que navegamos na internet.  Entendida por muitos como uma das invenções mais revolucionárias depois da escrita; a internet configura-se como a rede que interliga computadores em escala mundial; facilitando a comunicação e a disseminação de informações.
    Nessa unidade, tivemos a oportunidade de aprofundar nossa reflexão a cerca da importância das tecnologias da informação e comunicação na vida pessoal, profissional e, sobretudo no ambiente escolar. Conceitos e orientações relacionadas a sites, navegadores e portais de internet e o conhecimento de outros sistemas operacionais como o Linux; um software livre, versátil recomendável para fins educacionais que agrega várias distribuições constituiram temas abordados de maneira objetiva através de vídeos e outras estratégias que certamente favoreceram a apreensão do conhecimento.
      Um dos elementos principais desta unidade é a compreensão da estrutura do conteúdo Web para que se possa realizar uma navegação eficiente e segura. Nessa perspectiva foi possibilitado o contato com a navegação pela rede onde foi possível abstrair recursos de como executar o filtro de informações, a identificação de links e a estrutura dos endereços eletrônicos, como guardar endereços no recurso favoritos dos navegadores além das dicas de segurança para a navegação, condição indispensável para nos protegermos das ciladas da web e poder orientarmos nossos alunos nesse sentido.
      A unidade 02 nos apresentou a rede mundial de computadores como ferramenta capaz de facilitar nossa atuação em sala de aula, porém, sem a consciência de que esta realidade está batendo a nossa porta torna-se difícil tomarmos consciência para podermos encarar o desafio.  


03: Blogs: O quê? Para quê? Como?

        Com a expansão da internet pelo mundo e a facilidade de comunicação que ela proporciona, cresceu o interesse das pessoas em possuir seu próprio espaço na web.  Por isso hoje nós temos a disposição o Blog que seria um tipo de página de internet que pode ser atualizada rapidamente por pessoas sem conhecimentos técnicos. Partindo deste princípio evidenciamos esta temática pela influência que os blogs exercem no nosso dia a dia, comumente os acessamos para tomar conhecimentos de notícias locais, regionais e etc, no entanto, desconhecíamos a praticidade e facilidade para criação e manutenção de um blog.
     Neste curso foi oportunizado inicialmente a criação de uma conta de e-mail no Gmail, para posteriorment construirmos o nosso próprio blog que tem por endereço eletrônico:                                    www.ticsnaescolahoje.blogspot.com; um espaço projetado na web com a finalidade de discutir a influência das tecnologias da informação e da comunicação na escola, bem como, uma página para a publicação do nosso Projeto Integrado de Aprendizagem. Na oportunidade visitamos outros blogs para experienciarmos as possibilidades de configuração dessa ferramenta de comunicação que integra texto, som, vídeo, imagem; e, sobretudo a interatividade; requisito indissociável do cotidiano de crianças e jovens que já estão praticamente nascendo incorporados nesse mundo digital.
     Esta experiência tem estimulado a pesquisa e busca por conteúdos interessantes para postagens, uma vez que possibilita as pessoas deixarem comentários a cerca do conteúdo, contribuindo para o enriquecimento dos posts, através da troca de idéias que é o propósito do blog. Todas estas possibilidades tem nos levado também a reflexão sobre o impacto deste recurso tecnológico na ação pedagógica; um meio de comunicação rápido, prático, inovador que pode ser considerado um diário online onde permite ao usuário escrever sobre si ou assuntos específicos para que outras pessoas tomem conhecimento de suas idéias.

04: Elaboração e Edição de textos

      Elaboração e Edição de textos: Nesta unidade, continuamos explorando as ferramentas da Internet, bem como seus serviços, que nos auxiliam no dia-a-dia, sobretudo na prática pedagógica. Quando se aprende a utilizar o computador e a Internet somos semelhantes ás crianças quando aprendem a dominar a leitura queremos aproveitar melhor os potenciais da tecnologia na execução de nossos trabalhos. Essas ferramentas permitem facilidades como trabalhos on-line, armazenamento em pastas, compartilhamento de documentos, postagem em blogs, elaboração colaborativa de textos, entre outros.
      Esta temática foi bastante repercutida em razão das indagações relacionadas a mudança da escrita manual para a escrita digital; ganhos e perdas nas práticas escolares. A escrita digital disponibilizada pelos editores de textos oferece uma série de funcionalidades que tornam o ato de escrever bem mais prazeroso; se nosso sistema de ensino tem por base a leitura e a escrita é viável nos apropriarmos dessas ferramentas de produção escrita com o intuito de despertar o interesse por esta atividade que infelizmente ainda é vista com extremo desprezo por muitos educandos. A escrita digital facilita a compreensão; ajuda o professor nas suas atividades e faz com que os alunos tenham mais praticidade em escrever e resolver o que lhe for proposto, mas deve-se ter bastante cuidado para não desvalorizar o que os alunos já sabem, pois, o professor não pode deixar que se acomodem na escrita digital e ignorem outros métodos de escrita. Para que esta inovação não favoreça mudanças na  estética da letra manual, perda na ortografia e sobretudo o plágio (o famoso Ctrl + C, Ctrl + V) um comportamento inadequado que não instiga o desenvolvimento  do pensamento, cabe ao professor o cuidado e atenção, uma vez que conhece o nível de desenvolvimento linguístico dos seus alunos  e consegue perceber quando não foi este que escreveu o texto.
    Editores de texto são aplicativos que permitem criar documentos de textos, com as formatações necessárias, com numerações, cabeçalhos e rodapés. Permite ainda adicionar ao texto, figuras e imagens fotográficas, além de gráficos e tabelas. Nessa perspectiva fomos apresentados ao editor de textos do Sistema Educacional Linux. o Broffice. Writer e seus recursos básicos de formatação e inserção de imagens, que não difere muito do editor de textos – Word.
    Dentro desta proposta de construção e ampliação dos saberes tecnológicos, alguns conteúdos trouxeram contribuições inovadoras quanto aos formatos de codificação de documentos, compatibilidade de editores de textos; o cuidado com a utilização de materiais de outros  autores e confiabilidade na Wikipédia; enciclopédia online onde qualquer usuário pode escrever e editar seus artigos.

05: Cooperação ( ou interação) na rede?

     Além de intensificar a discussão sobre o papel das TICs na sociedade em geral; a unidade enfatizou a necessidade de ações cooperativas em rede para a promoção do aprendizado. O texto de Andréa Cecília Ramal “O computador vai substituir o professor” provocou questionamentos que levaram a conclusão de que o professor que não se permitir aprender e adaptá-se a estas mudanças que certamente estão transformando a maneira de ensinar ,e sobretudo de aprender; as metodologias repetitivas, sem estratégias inovadoras que estejam em consonância com os avanços tecnológicos que abusam dos recursos multimídia poderá sim perder seu lugar na sala de aula. Hoje as formas de comunicação social são extremamente diversificadas e como o professor trabalhar essas realidades se não tiver o mínimo de conhecimento?
      Nesta unidade, continuamos discorrendo mais sobre a importância da colaboração e interação na Web. Dentro da proposta de cooperação na rede conhecemos algumas ferramentas de veiculação de conteúdo digital; As ferramentas Wiki- dentre elas destacamos a Wikipédia enciclopédia on-line com muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa; a partir do conhecimento desse perfil estrutural ficou uma indagação: Devemos dá credibilidade a conteúdos que podem ser escritos e alterados por qualquer pessoa? Os organizadores afirmam que há regras e que não se pode escrever qualquer coisa. Fica a indagação! Foi proposta uma atividade relacionada a pesquisa e analise na Wikipédia e por fim alguns direcionamentos de pesquisa em sites de compartilhamento de vídeos como o Youtube; com dicas de como integrar um vídeo ao nosso blog,  conceitos e técnicas que aperfeiçoaram nossa página na web.

06: Cooperação Pressupõe Diálogo!

       Estamos convictos de que as possibilidades de interação pela internet são múltiplas. Amizades podem ser iniciadas em salas de bate papo; fóruns podem ser criados debatendo situações que vão desde comentários sobre as enchentes no Rio de Janeiro até o problema do MST no Brasil. Todos cooperam para o processo de formação de opinião, onde debatemos de forma imparcial tudo o que acontece em nossa cidade, nosso estado e no mundo.Tanto de forma síncrona como assíncrona, dialogamos e sabemos de tudo o que nos cerca.
    A unidade 06 apresentou contribuições relevantes ao conhecimento dos serviços de comunicação oferecidos pela internet. E-mails, fóruns, salas de bate-papo(chats), as listas de discussões e as redes de relacionamento: Orkut, facebook dentre outras. O estudo dessa temática evidenciou o impacto da tecnologia sobre a dinamização do processo educativo e as relações interpessoais. O correio eletrônico ou e-mail já é uma ferramenta tecnológica bastante popular no nosso cotidiano; no entanto, os fóruns e os chats ouvia-se falar ,mas, não despertava interesse por conhecer nem tampouco utilizá-las. Esta unidade do curso aliada a consciência de que devemos explorar o potencial das TICs nos levou a buscar entender o funcionamento dessas ferramentas de comunicativas ditas síncronas e assíncronas; a experiência revelou que na verdade são meios de comunicação alternativos e de enriquecimento cultural que estão entre as funcionalidades da web para serem usufruídas. As listas de discussão podem ser bastante úteis para a comunicação, pois reúne num único endereço eletrônico uma grande quantidade destinatários.
      Na ocasião foi possibilitado uma nova visita ao chat do e-Proinfo com orientações de segurança e lista de endereços de chats voltados a inclusão de pessoas surdas.  A temática apresentou ainda dicas de como se proteger dos spams (e-mails falsos); o cuidado com a etiqueta na internet e um detalhamento das principais ferramentas de comunicação da rede: e-mails, fóruns, redes de relacionamentos, chats (bate-papo). Compreender esses diversos recursos comunicativos  possibilita aos professores a escolha das ferramentas mais adequadas ao propósito educativo desejado .       

07: Slides Digitais na Escola

      A unidade 06 evidenciou uma ferramenta tecnológica que deve ocupar lugar de destaque no contexto escolar, além do uso integrado de textos, voz, músicas e imagens, temos a possibilidade da animação. Trata-se dos Slides Digitais; uma temática com conceitos e orientações desafiadoras que propiciou dentre outras contribuicões nesse processo de inclusão digital o conhecimento de várias apresentações digitais disponíveis num site de compartilhamento de slides; o slideshare, nele podemos também publicar nossas produções mediante um cadastro gratuito.
      Dentro da proposta de construção de slides aprendemos a reconhecer boas apresentações e através de um vídeo conhecemos 10 dicas para criar uma apresentação de slides, salientando que a qualidade da apresentação depende de um planejamento que contempla várias etapas. Na oportunidade conhecemos o BrOffice Impress - editor de apresentações do Linux Educacional.Uma proposta de atividade para criação de uma apresentação de slides e compartilhamento; inserção, formato e edição de imagens foi sugerida no sentido de promover a interação com este recurso audiovisual que integra diversas linguagens, mas que embora seja inovador e interessante para os nossos alunos, não deve, porém ser utilizado de forma indiscriminada ocupando os nossos conteúdos curriculares na sua totalidade e desconsiderando o uso de outros.
       Ao final da unidade somos direcionados ao um questionamento que nos faz olhar a tecnologia de forma crítica. Por que e como devemos usar apresentações de slides na escola? Esta indagação faz referência não só ao uso dos slides, mas também outras tecnologias que estão a entrar em nossas salas de aula. Vivemos uma realidade de exigências em que se cobra de nós professores conhecimento e adaptação as novas tecnologias; mas estas estão a trazer somente benefícios?

8 - Resolução de problemas eletrônicos

    Uma das temáticas mais abrangentes e utilitárias do curso” Resolução de problemas eletrônicos “ refere-se a organização e sistematização  de dados e vem nos auxiliar na resolução de muitos problemas cotidianos, sobretudo algumas tarefas maçantes típicas do trabalho docente.
      Nessa unidade conhecemos mais uma das ferramentas do BrOffice; o software Calc um programa de planilha que você pode usar para organizar e manipular dados que contêm texto, números, valores até mesmo o orçamento doméstico. Com suas múltiplas funcionalidades dentre elas as planilhas eletrônicas, o Calc instigou a curiosidade e a empolgação por se apresentar como recurso facilitador do processo de elaboração dos diários de classe. A ferramenta está preparada para efetuar cálculos, operações matemáticas, projeções, gráficos ou qualquer tipo de operação que envolva números, oferecendo métodos simples para efetuar operações aritméticas comuns aquelas que realizamos ao final do ano letivo para obter as médias anuais dos alunos. Estruturada em colunas, linhas e células as planilhas eletrônicas são usadas para comunicar informações de maneira clara, precisa. Além dessa possibilidade elas também permitem a manipulação dessas informações através de fórmulas. O estudo da unidade revelou a importância desse software na otimização da nossa prática docente. 
       Com o Calc é possível ainda a criação de gráficos para ilustrar informações da planilha e uma infinidade de funcionalidades podem ser exploradas com finalidades diversas usando este recurso que semelhante a Excel da Microsoft foi projetado para tornar nossa vida menos problemática.
                                                          
                                                              CONCLUSÃO

        
      A experiência do Curso de Introdução à Educação Digital apontou caminhos possíveis de serem trilhados pela escola no sentido de integrar os educandos ao mundo das TICs. Oportunizou o conhecimento de ferramentas tecnológicas que podem auxiliar a prática pedagógica, bem como a importância de saber usá-las. Hoje as condições sociais e econômicas estão facilitando o acesso as TICs,  crianças e jovens vivem conectados a uma realidade que atende pelos nomes de Orkut, facebook, Twitter, dentre outros; então se o papel da escola é promover a formação integral do sujeito, como é possível ignorar esse conteúdo que o aluno está trazendo para a escola? Como promover a inclusão digital dos discentes se os docentes não buscarem o conhecimento e a atualização? Sabemos que o curso não será suficiente para promover nossa alfabetização digital, uma vez que isso se dá ao longo de um processo de busca e incorporação do novo; mas servirá de trampolim para nos lançar nesse mundo mágico de facilidades que já é realidade. Particularmente considero positiva a participação nessa primeira etapa do curso; não era totalmente alheio as TICs, porém, contribuições valiosíssimas pude abstrair com as atividades propostas e o trabalho cooperativo e sobretudo com a produção do memorial; este instrumento de registro que levou-me a interagir com o conteúdo estabelecendo relações, reflexões, indagações, etc; Vale salientar que o travessia não chegou ao fim, temos um projeto elaborado intitulado: Jornal Escolar Online: Uma Ferramenta de Comunicação e Inclusão Digital; que será efetivado no ano de 2012.










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