MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA E TECNOLOGIA EDUCACIONAL.PROINFO INTEGRADO: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA E TECNOLOGIA EDUCACIONAL.PROINFO INTEGRADO: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
Raimunda Rosângela da Silva
MEMORIAL
SÃO MIGUEL/RN
2012
Apresentação
Nessa primeira etapa faz-se necessário a
construção de um memorial, ou seja uma reflexão sobre as experiências vivenciadas, as aprendizagens e
dificuldades encontradas ao longo de cada encontro do curso PROINFO INTEGRADO.
O1- Tecnologias no cotidiano: desafios á inclusão digital.
Essa primeira unidade nos mostra como o
uso dessas ferramentas é importante em nossa prática pedagógica, nos convida
também a refletirmos sobre as mudanças que elas possibilitam na nossa vida
pessoal e profissional. Assim essa unidade ela veio com o objetivo de fazer
compreender a necessidade de refletirmos sobre as questões referentes a essas
novas tecnologias na nossa prática pedagógica. Para melhor compreensão desse
tema proposto pela unidade 01 estudamos um texto o qual foi discutido em grupo
e depois socializado com os demais cursistas as reflexões e conclusões as quais
chegamos sobre os benefícios e cuidados que devemos ter com esses recursos
tecnológicos que tanto contribuiu para a inovação em nossas salas de aula.
A pesar
de já ter algum conhecimento sobre o funcionamento de algumas partes do
computador foi muito enriquecedor os vídeos que assistimos sobre os recursos
mais básicos do computador. Nesta unidade também foi discutido a diferença
entre o sistema operacional LINUX e o sistema WINDOWS onde aprendi a diferença
e os benefícios que cada um desses sistemas oferece.
Essa
primeira etapa foi muito importante para reconhecermos a grande importância que
essas novas tecnologias têm em nossas vidas e a necessidade de inserirmos na
nossa prática pedagógica.
02-Navegação,
pesquisa na internet e segurança na rede.
Essa unidade foi muito interessante, pois tem
como objetivo compreender a estrutura do conteúdo web, e como devemos proceder
para navegar na internet usando um software de navegação.
Para
nós professores esse é um tema importantíssimo porque vivemos em um mundo
globalizado o qual se faz necessário estarmos informados sobre essas novas
tecnologias que estão ao nosso redor tornando nosso cotidiano mais confortável,
facilitando as atividades no dia-a-dia de maneira mais eficiente e rápida. O
professor deve estar apto desses novos recursos para utilizá-los em seu meio
profissional como uma ferramenta para enriquecer sua pratica pedagógica. É
papel também do professor orientar seus alunos sobre a forma correta de buscar
informações na web, como se beneficiar dessa ferramenta de comunicação de
maneira que venha contribuir em suas aprendizagens identificando os procedimentos
iniciais de segurança necessários para uma boa pesquisa.
Foi
importante nessa unidade aprender a utilizar o editor de texto do BrOffice,
aprendendo a sua organização e utilizando-se dos seus recursos mais simples de
formatação e edição.
O professor
formador Pauliner também nos orientou a acessar o site do portal do professor, pois nele encontraremos propostas
metodológicas interessantes para colocarmos em prática nas nossas salas de
aula.
Realizamos algumas atividades práticas as
quais apesar de já ter conhecimento de como navegar na internet foi de grande
importância para mim porque aprofundou meus conhecimentos, aprendi como navegar
na internet com segurança tendo contato com alguns portais e aprendendo novas
possibilidades de pesquisa nesse mundo virtual que vivemos.
03-Blogs: O que? Para
que? Como?
Confesso que essa foi uma unidade que me deixou
curiosa, pois nada tinha conhecimentos sobre blogs. Dessa forma sabia que essa
unidade seria um desafio, mas com certeza seria de grande proveito para o meu
aprendizado.
De principio o professor nos orientou o que
era um blog e sua importância na educação, em seguida realizamos algumas
leituras de texto no guia do cursista para termos o conhecimento das principais
características dos blogs, e posteriormente realizamos algumas atividades
praticas e logo criamos uma conta no gmail para o nosso grupo de estudo, depois
criamos também o nosso próprio blog, o qual tem como titulo www.ticsnaescolahoje.blogspot onde fomos orientados apostar nossos
trabalhos, projetos e atividades realizadas durante o curso.
Os desafios
foram grandes nessa unidade por não dominar o conteúdo, mas valeu a pena, pois
pude refletir sobre o papel dos blogs na aprendizagem e comunicação, bem como a
possibilidade de publicação de conteúdos de textos na internet. Alem disso tive
a oportunidade de conhecer o papel dessa ferramenta na pratica profissional do
professor.
04-Elaboração
e edição de textos.
Essa unidade tem objetivo de levar nos
cursistas a refletir sobre o papel dos editores de texto ao acesso da produção
de determinados gêneros textuais e no desenvolvimento da habilidade da escrita
digital.
Nessa perspectiva procuramos observar o papel
do professor em orientar o uso da tecnologia no meio pedagógico de modo
positivo, pois sabemos que essas tics tem seu lado positivo e negativo, sendo
assim temos que saber lidar com essas inovações tecnológicas utilizando-as de
forma benéfica no processo de ensino aprendizagem.
Desenvolvemos nessa unidade também habilidades
para utilizar o editor writer, do BrOffice onde criamos textos e inserimos
formatos e figuras, aprendemos sobre gerenciamento de arquivos, salvar
documentos em local adequado seja disco rígido CDs ou pen drive. Foi uma
unidade a qual aprendi bastante como mim beneficiar dessas tecnologias tanto no
meio profissional como no na vida pessoal.
05-Cooperação (ou interação) na rede
A
unidade 05 veio para fazer com que possamos refletir sobre a importância da
interação do papel das redes tanto entre professores na área profissional como
na vida pessoal.
Nesse encontro fizemos uma breve leitura do
texto de Andréia Cecília Ramal cujo tema era “O computador vai substituir o
professor?” após essa leitura discutimos sobre esse tema escolhendo uma palavra
chave que sintetizasse a idéia principal do texto. Assim procuramos escolher
uma palavra que estivesse dentro daquele contexto e a palavra escolhida pelo
grupo foi parceria, pois sem parceria não podemos introduzir essas tecnologias
nas escolas em beneficio de melhorar e inovar as nossas praticas educacionais.
Assistimos também alguns vídeos: conhecendo a
Wikipédia (enciclopédia cooperativa e útil as pesquisas em geral) e o Google
docs., serviço utilizado para edição de documentos, processador de textos, de
planilhas online.
Para melhor compreensão dessa unidade
respondemos algumas atividades teóricas e praticas sugerida no guia do cursista
as quais foram postadas no blog. Sendo assim posso relatar que esse encontro
trouxe um conteúdo enriquecedor que veio mostrar a importância da interação,
pois quando acontece esse tipo de cooperação o aprendizado se torna bem mais
significativo.
06-Cooperação pressupõe dialogo
Um
dos principais objetivos dessa unidade mostrar a importância das ferramentas de
comunicação digital na pratica pedagógica.
Nessa perspectiva procuramos conhecer a
estruturação de algumas das principais ferramentas de comunicação digital
(bate-papo, e-mail, fóruns e listas de discussão, redes sociais). Dessa forma
compreendi que esse diverso recurso comunicativo possibilita a nós professores
a escolha das ferramentas mais adequadas ao propósito educativo desejado.
Foi um encontro bastante proveitoso onde
tive a oportunidade de criar e-mail e também uma conta no gmail, aprendemos a
efetuar a troca de senha no Google e a usar o e-mail enviando mensagens para os
colegas cursistas que ali se encontrava. Assistimos alguns vídeos onde aprendi
como enviar e-mail em grupo onde o endereço de e-mail tanto pode ser oculto
utilizando a opção cco (cópia oculta) ou cc (com cópia), foi interessante, pois
não tinha conhecimento desse recurso.
Gostei muito dessa aula porque sua importância
e abrangência foram de suma importância para facilitar a nossa vida como
profissionais da educação não deveram parar e achar que tudo esta bom, pois o
computador é uma ferramenta importante que trouxe mudanças na comunicação.
07-Slides
digitais na escola
A cada unidade estudada até aqui foi
sempre um desafio para mim, pois a pesar de não ser totalmente leiga no assunto
esse curso trouxe grandes descobertas, conquistas, curiosidades, obstáculos a
serem vencidos, bem como procurei aproveitar as oportunidades para melhor
aprimorar meus conhecimentos em relação a essas novas tecnologias.
Para esclarecer melhor essa unidade que se trata
da criação de slides o professor formador Pauliner nos deu dez dicas de como
criar uma boa apresentação de slides e logo em seguida fomos orientados a nos
dirigir aos computadores para criarmos na prática slides seguindo alguns passos
dados pelo professor. Foi uma atividade desafiadora para mim porque pouco tinha
conhecimento sobre slides e como trabalhar com eles, mais foi relevante
conhecer as características desse recurso tão enriquecedor para nossas aulas,
conhecemos também sua importância e etapas de planejamento, os recursos básicos
para a construção de uma imagem digital, refletimos sobre os efeitos que uma
boa apresentação pode causar as pessoas que assistem aos slides e os benefícios
na aprendizagem de nossos alunos. Na oportunidade aprendemos como aplicar
alguns dos recursos de tratamento de imagens incluídos no BrOffice writer e
BrOffice Impress.
A
partir dessa aula, apesar de ainda ser um conteúdo complexo para mim foi
enriquecedor o que aprendi, cabe a mim como professora procurar a perfeiçoar-me
e adequar-me a essas novas ferramentas que podem ser de grande auxilio no
planejamento pedagógico e na organização do mesmo.
08-Resolução
de problemas eletrônicos
Como professora posso relatar que essa foi
uma unidade que trouxe um conteúdo bastante prático aos trabalhos do professor
porque conhecemos uma ferramenta que serve muito na organização pedagógica e
nos momentos que necessitamos organizar dados de pesquisa.
Ao iniciar o encontro o professor Pauliner
deixou claro que seria um pouco complicado trabalhar com essa ferramenta, mas
explicou também que não seria nenhum obstáculo para o desenvolvimento de nosso
aprendizado e logo em seguida nos orientou como utilizar o potencial das
ferramentas do software calc na sistematização, descrição e analise de dados.
Identificamos também que tipo de problemas
pode resolver utilizando as planilhas de calculo e as principais vantagens que
a elas podemos atribuir nas resoluções de matemática.
Logo que comecei a ler com antecedência a
unidade oito no guia do cursista fiquei apreensiva, pois achei complicado
aquele conteúdo e pense que não iria conseguir desenvolver a atividade pelo
professor formador, mas após as explicações a partir da aula pratica consegui
esclarecer algumas duvida e com orientações desenvolver habilidades de uso das
planilhas eletrônicas. Espero na pratica mim aperfeiçoar mais e que essa
ferramenta venha ajudar no meu trabalho permitindo resolver muitos problemas de
forma rápida e eficaz.
Assim com o fim dessa unidade chegamos também
ao final dessa etapa do curso, que apesar de ter sido desafiador para mim foi
um aprendizado valido que não pode parar, pois nesse mundo tecnológico em que
vivemos devemos estar sempre atentos a novas descobertas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário