sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

MEMORIAL: Rosângela Silva


                                               

         
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. 
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
PROGRAMA  NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA E TECNOLOGIA EDUCACIONAL.PROINFO INTEGRADO: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL

                                               


                                                   Raimunda Rosângela da Silva







                                                                    






                                                                     MEMORIAL










                                                           







                                                                 SÃO MIGUEL/RN
                                                                           2012



                                                            








                                                                   Apresentação

              Nessa primeira etapa faz-se necessário a construção de um memorial, ou seja uma reflexão sobre         as  experiências vivenciadas, as aprendizagens e dificuldades encontradas ao longo de cada                   encontro do curso PROINFO INTEGRADO.  

     O1- Tecnologias no cotidiano: desafios á inclusão digital.

       Essa primeira unidade nos mostra como o uso dessas ferramentas é importante em nossa prática pedagógica, nos convida também a refletirmos sobre as mudanças que elas possibilitam na nossa vida pessoal e profissional. Assim essa unidade ela veio com o objetivo de fazer compreender a necessidade de refletirmos sobre as questões referentes a essas novas tecnologias na nossa prática pedagógica. Para melhor compreensão desse tema proposto pela unidade 01 estudamos um texto o qual foi discutido em grupo e depois socializado com os demais cursistas as reflexões e conclusões as quais chegamos sobre os benefícios e cuidados que devemos ter com esses recursos tecnológicos que tanto contribuiu para a inovação em nossas salas de aula.
        A pesar de já ter algum conhecimento sobre o funcionamento de algumas partes do computador foi muito enriquecedor os vídeos que assistimos sobre os recursos mais básicos do computador. Nesta unidade também foi discutido a diferença entre o sistema operacional LINUX e o sistema WINDOWS onde aprendi a diferença e os benefícios que cada um desses sistemas oferece.
        Essa primeira etapa foi muito importante para reconhecermos a grande importância que essas novas tecnologias têm em nossas vidas e a necessidade de inserirmos na nossa prática pedagógica.

                         02-Navegação, pesquisa na internet e segurança na rede. 
       Essa unidade foi muito interessante, pois tem como objetivo compreender a estrutura do conteúdo web, e como devemos proceder para navegar na internet usando um software de navegação.
        Para nós professores esse é um tema importantíssimo porque vivemos em um mundo globalizado o qual se faz necessário estarmos informados sobre essas novas tecnologias que estão ao nosso redor tornando nosso cotidiano mais confortável, facilitando as atividades no dia-a-dia de maneira mais eficiente e rápida. O professor deve estar apto desses novos recursos para utilizá-los em seu meio profissional como uma ferramenta para enriquecer sua pratica pedagógica. É papel também do professor orientar seus alunos sobre a forma correta de buscar informações na web, como se beneficiar dessa ferramenta de comunicação de maneira que venha contribuir em suas aprendizagens identificando os procedimentos iniciais de segurança necessários para uma boa pesquisa.
      Foi importante nessa unidade aprender a utilizar o editor de texto do BrOffice, aprendendo a sua organização e utilizando-se dos seus recursos mais simples de formatação e edição.
            O professor formador Pauliner também nos orientou a acessar o site do portal do professor,    pois nele encontraremos propostas metodológicas interessantes para colocarmos em prática nas nossas salas de aula.
   Realizamos algumas atividades práticas as quais apesar de já ter conhecimento de como navegar na internet foi de grande importância para mim porque aprofundou meus conhecimentos, aprendi como navegar na internet com segurança tendo contato com alguns portais e aprendendo novas possibilidades de pesquisa nesse mundo virtual que vivemos.

                          03-Blogs: O que? Para que? Como?
           Confesso que essa foi uma unidade que me deixou curiosa, pois nada tinha conhecimentos sobre blogs. Dessa forma sabia que essa unidade seria um desafio, mas com certeza seria de grande proveito para o meu aprendizado.
           De principio o professor nos orientou o que era um blog e sua importância na educação, em seguida realizamos algumas leituras de texto no guia do cursista para termos o conhecimento das principais características dos blogs, e posteriormente realizamos algumas atividades praticas e logo criamos uma conta no gmail para o nosso grupo de estudo, depois criamos também o nosso próprio blog, o qual tem como titulo www.ticsnaescolahoje.blogspot onde fomos orientados apostar nossos trabalhos, projetos e atividades realizadas durante o curso.
         Os desafios foram grandes nessa unidade por não dominar o conteúdo, mas valeu a pena, pois pude refletir sobre o papel dos blogs na aprendizagem e comunicação, bem como a possibilidade de publicação de conteúdos de textos na internet. Alem disso tive a oportunidade de conhecer o papel dessa ferramenta na pratica profissional do professor.

                                            04-Elaboração e edição de textos.
         Essa unidade tem objetivo de levar nos cursistas a refletir sobre o papel dos editores de texto ao acesso da produção de determinados gêneros textuais e no desenvolvimento da habilidade da escrita digital.
         Nessa perspectiva procuramos observar o papel do professor em orientar o uso da tecnologia no meio pedagógico de modo positivo, pois sabemos que essas tics tem seu lado positivo e negativo, sendo assim temos que saber lidar com essas inovações tecnológicas utilizando-as de forma benéfica no processo de ensino aprendizagem.
          Desenvolvemos nessa unidade também habilidades para utilizar o editor writer, do BrOffice onde criamos textos e inserimos formatos e figuras, aprendemos sobre gerenciamento de arquivos, salvar documentos em local adequado seja disco rígido CDs ou pen drive. Foi uma unidade a qual aprendi bastante como mim beneficiar dessas tecnologias tanto no meio profissional como no na vida pessoal.
                                         
                                           05-Cooperação (ou interação) na rede
          A unidade 05 veio para fazer com que possamos refletir sobre a importância da interação do papel das redes tanto entre professores na área profissional como na vida pessoal.
         Nesse encontro fizemos uma breve leitura do texto de Andréia Cecília Ramal cujo tema era “O computador vai substituir o professor?” após essa leitura discutimos sobre esse tema escolhendo uma palavra chave que sintetizasse a idéia principal do texto. Assim procuramos escolher uma palavra que estivesse dentro daquele contexto e a palavra escolhida pelo grupo foi parceria, pois sem parceria não podemos introduzir essas tecnologias nas escolas em beneficio de melhorar e inovar as nossas praticas educacionais.
      Assistimos também alguns vídeos: conhecendo a Wikipédia (enciclopédia cooperativa e útil as pesquisas em geral) e o Google docs., serviço utilizado para edição de documentos, processador de textos, de planilhas online.
     Para melhor compreensão dessa unidade respondemos algumas atividades teóricas e praticas sugerida no guia do cursista as quais foram postadas no blog. Sendo assim posso relatar que esse encontro trouxe um conteúdo enriquecedor que veio mostrar a importância da interação, pois quando acontece esse tipo de cooperação o aprendizado se torna bem mais significativo.
                                              06-Cooperação pressupõe dialogo 
     Um dos principais objetivos dessa unidade mostrar a importância das ferramentas de comunicação digital na pratica pedagógica.
     Nessa perspectiva procuramos conhecer a estruturação de algumas das principais ferramentas de comunicação digital (bate-papo, e-mail, fóruns e listas de discussão, redes sociais). Dessa forma compreendi que esse diverso recurso comunicativo possibilita a nós professores a escolha das ferramentas mais adequadas ao propósito educativo desejado.
        Foi um encontro bastante proveitoso onde tive a oportunidade de criar e-mail e também uma conta no gmail, aprendemos a efetuar a troca de senha no Google e a usar o e-mail enviando mensagens para os colegas cursistas que ali se encontrava. Assistimos alguns vídeos onde aprendi como enviar e-mail em grupo onde o endereço de e-mail tanto pode ser oculto utilizando a opção cco (cópia oculta) ou cc (com cópia), foi interessante, pois não tinha conhecimento desse recurso.
        Gostei muito dessa aula porque sua importância e abrangência foram de suma importância para facilitar a nossa vida como profissionais da educação não deveram parar e achar que tudo esta bom, pois o computador é uma ferramenta importante que trouxe mudanças na comunicação.

                                                   07-Slides digitais na escola   
         A cada unidade estudada até aqui foi sempre um desafio para mim, pois a pesar de não ser totalmente leiga no assunto esse curso trouxe grandes descobertas, conquistas, curiosidades, obstáculos a serem vencidos, bem como procurei aproveitar as oportunidades para melhor aprimorar meus conhecimentos em relação a essas novas tecnologias.
       Para esclarecer melhor essa unidade que se trata da criação de slides o professor formador Pauliner nos deu dez dicas de como criar uma boa apresentação de slides e logo em seguida fomos orientados a nos dirigir aos computadores para criarmos na prática slides seguindo alguns passos dados pelo professor. Foi uma atividade desafiadora para mim porque pouco tinha conhecimento sobre slides e como trabalhar com eles, mais foi relevante conhecer as características desse recurso tão enriquecedor para nossas aulas, conhecemos também sua importância e etapas de planejamento, os recursos básicos para a construção de uma imagem digital, refletimos sobre os efeitos que uma boa apresentação pode causar as pessoas que assistem aos slides e os benefícios na aprendizagem de nossos alunos. Na oportunidade aprendemos como aplicar alguns dos recursos de tratamento de imagens incluídos no BrOffice writer e BrOffice Impress.
      A partir dessa aula, apesar de ainda ser um conteúdo complexo para mim foi enriquecedor o que aprendi, cabe a mim como professora procurar a perfeiçoar-me e adequar-me a essas novas ferramentas que podem ser de grande auxilio no planejamento pedagógico e na organização do mesmo.
 
                                       08-Resolução de problemas eletrônicos
       Como professora posso relatar que essa foi uma unidade que trouxe um conteúdo bastante prático aos trabalhos do professor porque conhecemos uma ferramenta que serve muito na organização pedagógica e nos momentos que necessitamos organizar dados de pesquisa.
       Ao iniciar o encontro o professor Pauliner deixou claro que seria um pouco complicado trabalhar com essa ferramenta, mas explicou também que não seria nenhum obstáculo para o desenvolvimento de nosso aprendizado e logo em seguida nos orientou como utilizar o potencial das ferramentas do software calc na sistematização, descrição e analise de dados.
      Identificamos também que tipo de problemas pode resolver utilizando as planilhas de calculo e as principais vantagens que a elas podemos atribuir nas resoluções de matemática.
       Logo que comecei a ler com antecedência a unidade oito no guia do cursista fiquei apreensiva, pois achei complicado aquele conteúdo e pense que não iria conseguir desenvolver a atividade pelo professor formador, mas após as explicações a partir da aula pratica consegui esclarecer algumas duvida e com orientações desenvolver habilidades de uso das planilhas eletrônicas. Espero na pratica mim aperfeiçoar mais e que essa ferramenta venha ajudar no meu trabalho permitindo resolver muitos problemas de forma rápida e eficaz.
       Assim com o fim dessa unidade chegamos também ao final dessa etapa do curso, que apesar de ter sido desafiador para mim foi um aprendizado valido que não pode parar, pois nesse mundo tecnológico em que vivemos devemos estar sempre atentos a novas descobertas.

  
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário