sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Memorial: Petruce Cruz


         



                                                         MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. 
                                           SECRETARIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
PROGRAMA  NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA E TECNOLOGIA EDUCACIONAL.
                          PROINFO INTEGRADO: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL


                                                          Francisca Petruce da Cruz















                                                                     MEMORIAL

















                                                              SÃO MIGUEL/RN
                                                                        2012




                                                          




                                                            
 

                                                              APRESENTAÇÃO

            Para realizar o curso é necessário registrar os conhecimentos postos em prática durante as aulas, e relatar algumas passagens referentes às descobertas e às dificuldades encontradas.
            A inclusão digital pode ser uma democratização das tecnologias com várias ações como: projetos e programas nas agendas sociais pelo Brasil. Essa inclusão digital abrange as redes de comunicação e de informação interativas, mediadas por computadores conectados à internet e  vindas trazer informações democráticas para o acesso a essas informações através das redes.
            O curso é composto por oito módulos que retratam as unidades de estudos. Desse modo o memorial promoveu reações, dificuldades e facilidades encontradas no decorrer da realização das atividades trabalhadas.
           
    
                 
                    01- TECNOLOGIA NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL.
            O primeiro encontro, foi ministrado pelo professor formador José Pauliner de Aquino, o qual fez a explanação do curso, mostrando-os três instrumentos básicos para acontecer a inclusão digital. Ele entregou a todos os cursistas, um guia e um DVD-Vídeo ( Proinfo Integrado).
            A primeira unidade convida a participar do processo formativo sobre a tecnologia como ferramentas a serem usadas na educação pessoal. Havendo informações sobre como lidar com o WIDOWS e o LINUX, como entrar no ambiente de trabalho, como deve ser postado no blog, as partes de um computador, como navegar na internet, a postura correta para o uso do computador. Assistimos alguns vídeos, em seguida o orientador definiu no grupão o tema gerador dos projetos com o título: Inclusão digital: na prática necessária  à Educação, a partir daí cada grupo vai elaborar o seu projeto. Tudo isso foi muito importante, pois podemos usar para melhorias de nossas aulas.


                   02- NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA NA REDE.

            A segunda unidade trata da navegação pela rede mundial de computadores com dicas para usar a internet com segurança. Em seguida utilizamos o computador para explorar a área de trabalho do desktop, como também os ícones do programa Linux, conhecemos atalhos para outras ferramentas . Foi  quando percebemos  quanto precisamos aprender mais sobre as TICs. Reconheço que preciso aprimorar meus  conhecimentos sobre o uso das tecnologias e como se trabalha r com os recursos  que ele nos oferece, descobri a importância  de navegar o Firefox, como usar diferentes  e-mails, como  classificar  sites , pesquisar na internet utilizando o Google. Esta foi uma unidade que possibilitou um melhoramento em nosso conhecimento.



                                 03- BLOGS: O QUE? PARA QUE? COMO?

O terceiro encontro foi iniciado com as boas vindas dados pelo professor por meio de um vídeo. Trata de uma comunicação rápida e interativa, uma ferramenta que nos permitam publicar conteúdos na internet. O objetivo é conhecermos as possibilidades de escrita digital e a criação de um blog com  ajustes e configurações. Seguindo as orientações do formador Fábio Felix, criamos uma conta no Gmail para o grupo e em seguida o blog do grupo www.ticsnaescolahoje.blogspot.com que tem como finalidade divulgar as atividades através de postagens. Postar fotos, trocar idéias e promover a interação com outros cursistas e visitantes  é um dos objetivos.
Neste encontro, os desafios foram as atividades propostas, mas o formador estava nos auxiliando  na batalha com o computador. O laboratório estava sem conexão a internet. Logo depois voltou e o formador dividiu em grupos para que fosse criado o blog.

                                   04- ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTOS.

No quarto encontro ocorreu uma discussão sobre o valor dos textos na escola que tem como objetivo refletir e analisar o papel dos editores de textos e o acesso a produção de determinados gêneros textuais como também na habilidade da escrita para utilizar o editor Writer, do Broffice, para editar textos, formatar, inserir e configurar, usando as ferramentas para armazenar, localizar, copiar, salvar, excluir e utilizar seus documentos. Descobri que o editor Writer e bem parecido com Word.
Precisamos refletir sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação. Elas podem ser usadas de forma positiva e negativa, pois para cada ocasião há ferramentas adequadas depende de quem vai utilizar.

                         05- COOPERAÇÃO (OU INTERAÇÃO) NA REDE.

A quinta unidade apresenta para nós que a internet já não é mais desconhecida. O nosso formador pediu que fizéssemos a leitura da pag. 166 do guia. Escolher uma palavra. A pós lermos a palavra escolhida, houve uma rápida discussão. Se o professor vai ser substituído em sala de aula? As respostas foram parecidas, o professor jamais será substituído. Só que ele necessita de adequar ao mundo moderno, se atualizar, se inovar e buscar a inclusão digital para não ficar enferrujado no seu processo de ensino e aprendizagem.
Neste encontro foi proveitoso, assistimos aos vídeos: conhecendo a Wikipédia e o Google Docs muito útil em pesquisas em geral. Em seguida, realizamos as sete atividades teóricas e práticas e as postamos.


                                           06-  COOPERAÇÃO PRESSUPÕE DIÁLOGO.

Ao atingir a unidade 06: compreendi que cooperar não é apenas desempenhar ações conjuntas, e sim que sejam compartilhadas, através dos meios de comunicações oferecidos pela internet: bem como: e-mail, as salas de bate papo, Orkut, facebook e outros. O orientador comentou sobre a aula anterior “ O computador irá substituir o professor”. E logo depois foi abordado sobre a responsabilidade que o professor tem de orientar os alunos sobre a segurança e os cuidados que os mesmos devem ter com as postagens pessoais.

                                              07- SLIDES DIGITAIS NA ESCOLA.

Tem como objetivos identificar as características da linguagem visual que deve star presentes ao preparar uma apresentação de slides. É fundamental planejar e refletir sobre os feitos da apresentação.
Nesta unidade, assistimos p vídeo 01, 10 dicas para criar uma apresentação de slides. Achei de suma importância para nós professores, e o vídeo 02: como criar uma apresentação no Impress, em seguida, nós cursistas fomos montar a  apresentação do Projeto Integrado de Aprendizagem com os recursos do Broffice Impress, foi o primeiro slide na prática, seguindo um roteiro fornecido pelo orientador, foi uma atividade de desafios, mas muito importante

                        08- RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ELETRÔNICOS.

Nesta oitava unidade a planilha eletrônica tem semelhança com os programas  Excel do  sistema Windows, só que no sistema LINUX é conhecido como software Calc que faz parte do Broffice que é usado pelo professor  para trabalhar a matemática.
Os cursistas fizeram uma planilha eletrônica no sistema Software orientados  pelos formadores Pauliner e Fábio Felix, mostrando como facilitar o trabalho em relação ao preenchimento do diário de classe, orçamentos, cadastros de dados , notas dos alunos, horários de aulas e outros.
Seguir, aprendemos abrir o programa e realizamos as atividades de 01 a 06, seguindo as instruções do professor, criando uma tabela no Software Calc ,o mesmo é bastante útil tanto à vida profissional quanto pessoal. Assim chegamos ao final da primeira etapa do curso. Onde o professor definiu para 10 de janeiro de 2012 apresentação do projeto e dos memoriais.
.
                                                   CONCLUSÃO


Para realizar o memorial encontrei algumas dificuldades das unidades de estudos, o tempo um pouco preenchido, mas com a sequência das unidades foi possível realizar as trocas de experiências com os colegas. O memorial nos oferece a oportunidade de fazer uma análise sobre nossa prática, como estamos nos relacionando com o nosso aluno, o quanto necessitamos aprender a nos relacionar com as Tics.
Assim, foram relatadas descobertas e dúvidas , portanto escrever esse memorial foi um desafio positivo, a prendi que não basta ter um computador e sim entender e aprender como usá-lo.


Um comentário: