MINISTÉRIO DA
EDUCAÇÃO.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA E TECNOLOGIA EDUCACIONAL.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA E TECNOLOGIA EDUCACIONAL.
PROINFO INTEGRADO: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
Francisca
Petruce da Cruz
MEMORIAL
SÃO MIGUEL/RN
2012
APRESENTAÇÃO
Para
realizar o curso é necessário registrar os conhecimentos postos em prática
durante as aulas, e relatar algumas passagens referentes às descobertas e às
dificuldades encontradas.
A inclusão digital pode ser uma democratização das tecnologias com várias ações
como: projetos e programas nas agendas sociais pelo Brasil. Essa inclusão
digital abrange as redes de comunicação e de informação interativas, mediadas
por computadores conectados à internet e vindas trazer informações
democráticas para o acesso a essas informações através das redes.
O curso é composto por oito módulos que retratam as unidades de estudos. Desse
modo o memorial promoveu reações, dificuldades e facilidades encontradas no
decorrer da realização das atividades trabalhadas.
01- TECNOLOGIA NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL.
O primeiro encontro, foi ministrado pelo professor formador José Pauliner de
Aquino, o qual fez a explanação do curso, mostrando-os três instrumentos
básicos para acontecer a inclusão digital. Ele entregou a todos os cursistas,
um guia e um DVD-Vídeo ( Proinfo Integrado).
A primeira unidade convida a participar do processo formativo sobre a
tecnologia como ferramentas a serem usadas na educação pessoal. Havendo
informações sobre como lidar com o WIDOWS e o LINUX, como entrar no ambiente de
trabalho, como deve ser postado no blog, as partes de um computador, como
navegar na internet, a postura correta para o uso do computador. Assistimos
alguns vídeos, em seguida o orientador definiu no grupão o tema gerador dos
projetos com o título: Inclusão digital: na prática necessária à
Educação, a partir daí cada grupo vai elaborar o seu projeto. Tudo isso foi
muito importante, pois podemos usar para melhorias de nossas aulas.
02- NAVEGAÇÃO,
PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA NA REDE.
A segunda unidade trata da navegação pela rede mundial de computadores com
dicas para usar a internet com segurança. Em seguida utilizamos o computador
para explorar a área de trabalho do desktop, como também os ícones do programa
Linux, conhecemos atalhos para outras ferramentas . Foi quando
percebemos quanto precisamos aprender mais sobre as TICs. Reconheço que
preciso aprimorar meus conhecimentos sobre o uso das tecnologias e como
se trabalha r com os recursos que ele nos oferece, descobri a
importância de navegar o Firefox, como usar diferentes e-mails,
como classificar sites , pesquisar na internet utilizando o Google.
Esta foi uma unidade que possibilitou um melhoramento em nosso conhecimento.
03- BLOGS: O QUE? PARA QUE? COMO?
O terceiro encontro foi iniciado com as boas vindas dados pelo professor
por meio de um vídeo. Trata de uma comunicação rápida e interativa, uma
ferramenta que nos permitam publicar conteúdos na internet. O objetivo é conhecermos
as possibilidades de escrita digital e a criação de um blog com ajustes e
configurações. Seguindo as orientações do formador Fábio Felix, criamos uma
conta no Gmail para o grupo e em seguida o blog do grupo
www.ticsnaescolahoje.blogspot.com que tem como finalidade divulgar as
atividades através de postagens. Postar fotos, trocar idéias e promover a
interação com outros cursistas e visitantes é um dos objetivos.
Neste encontro, os desafios foram as atividades propostas, mas o
formador estava nos auxiliando na batalha com o computador. O laboratório
estava sem conexão a internet. Logo depois voltou e o formador dividiu em
grupos para que fosse criado o blog.
04- ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTOS.
No quarto encontro ocorreu uma discussão sobre o valor dos textos na
escola que tem como objetivo refletir e analisar o papel dos editores de textos
e o acesso a produção de determinados gêneros textuais como também na
habilidade da escrita para utilizar o editor Writer, do Broffice, para editar
textos, formatar, inserir e configurar, usando as ferramentas para armazenar,
localizar, copiar, salvar, excluir e utilizar seus documentos. Descobri que o
editor Writer e bem parecido com Word.
Precisamos refletir sobre o uso das tecnologias da informação e da
comunicação. Elas podem ser usadas de forma positiva e negativa, pois para cada
ocasião há ferramentas adequadas depende de quem vai utilizar.
05- COOPERAÇÃO (OU INTERAÇÃO) NA REDE.
A quinta unidade apresenta para nós que a internet já não é mais
desconhecida. O nosso formador pediu que fizéssemos a leitura da pag. 166 do
guia. Escolher uma palavra. A pós lermos a palavra escolhida, houve uma rápida
discussão. Se o professor vai ser substituído em sala de aula? As respostas
foram parecidas, o professor jamais será substituído. Só que ele necessita de
adequar ao mundo moderno, se atualizar, se inovar e buscar a inclusão digital
para não ficar enferrujado no seu processo de ensino e aprendizagem.
Neste encontro foi proveitoso, assistimos aos vídeos: conhecendo a
Wikipédia e o Google Docs muito útil em pesquisas em geral. Em seguida,
realizamos as sete atividades teóricas e práticas e as postamos.
06- COOPERAÇÃO PRESSUPÕE DIÁLOGO.
Ao atingir a unidade 06: compreendi que cooperar não é apenas
desempenhar ações conjuntas, e sim que sejam compartilhadas, através dos meios
de comunicações oferecidos pela internet: bem como: e-mail, as salas de bate
papo, Orkut, facebook e outros. O orientador comentou sobre a aula anterior “ O
computador irá substituir o professor”. E logo depois foi abordado sobre a
responsabilidade que o professor tem de orientar os alunos sobre a segurança e
os cuidados que os mesmos devem ter com as postagens pessoais.
07- SLIDES DIGITAIS NA ESCOLA.
Tem como objetivos identificar as características da linguagem visual
que deve star presentes ao preparar uma apresentação de slides. É fundamental
planejar e refletir sobre os feitos da apresentação.
Nesta unidade, assistimos p vídeo 01, 10 dicas para criar uma
apresentação de slides. Achei de suma importância para nós professores, e o
vídeo 02: como criar uma apresentação no Impress, em seguida, nós cursistas
fomos montar a apresentação do Projeto Integrado de Aprendizagem com os
recursos do Broffice Impress, foi o primeiro slide na prática, seguindo um
roteiro fornecido pelo orientador, foi uma atividade de desafios, mas muito importante
08- RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ELETRÔNICOS.
Nesta oitava unidade a planilha eletrônica tem semelhança com os
programas Excel do sistema Windows, só que no sistema LINUX é
conhecido como software Calc que faz parte do Broffice que é usado pelo
professor para trabalhar a matemática.
Os cursistas fizeram uma planilha eletrônica no sistema Software
orientados pelos formadores Pauliner e Fábio Felix, mostrando como
facilitar o trabalho em relação ao preenchimento do diário de classe, orçamentos,
cadastros de dados , notas dos alunos, horários de aulas e outros.
Seguir,
aprendemos abrir o programa e realizamos as atividades de 01 a 06, seguindo as
instruções do professor, criando uma tabela no Software Calc ,o mesmo é
bastante útil tanto à vida profissional quanto pessoal. Assim chegamos ao final
da primeira etapa do curso. Onde o professor definiu para 10 de janeiro de 2012
apresentação do projeto e dos memoriais.
.
CONCLUSÃO
Para realizar o memorial encontrei algumas dificuldades das unidades de
estudos, o tempo um pouco preenchido, mas com a sequência das unidades foi
possível realizar as trocas de experiências com os colegas. O memorial nos
oferece a oportunidade de fazer uma análise sobre nossa prática, como estamos
nos relacionando com o nosso aluno, o quanto necessitamos aprender a nos
relacionar com as Tics.
Assim, foram relatadas descobertas e dúvidas , portanto escrever esse
memorial foi um desafio positivo, a prendi que não basta ter um computador e
sim entender e aprender como usá-lo.
Pety, ficou ótimo.
ResponderExcluirQuando queremos, fazemos, vc está de Parabéns.