sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Proinfo Integrado-Memorial(Ana Paula)

Ministério da Educação e Cultura
Programa Nacional de Tecnologia Educacional
Proinfo Integrado




Curso de Introdução á Educação Digital



MEMORIAL



Ana Paula Tomaz de Aquino Franco



São Miguel, Dezembro de 2011.

PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO: Introdução à Educação Digital
O programa Nacional de Formação continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado), voltado à formação de professores e gestores da educação básica de todo país, visa a inclusão digital e social desses profissionais da educação, levando-os a refletir sobre o impacto do uso das tecnologias digitais nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.
Assim, a unidade 01- Tecnologia no cotidiano: Desafios a inclusão Digital, oportunizou a discussão sobre a importância das tecnologias em nossas vidas, onde ficou cada vez mais evidente para nós profissionais da educação, a necessidade de refletirmos e buscarmos alternativas para a inserção das TICs na nossa prática pedagógica.Para além desta reflexão, essa unidade nos proporcionou o contato com algumas ferramentas Tecnológicas novas, o que foi muito positivo pois pudemos compreender como interagir com elas, suas interfaces, suas possibilidades, pudemos conceituá-las e nos apropriar de algumas linguagens da área, porém esse foi apenas o aperitivo inicial para muitos outros desafios que virão.
A melhor forma de combater o apartheid digital a longo prazo é investir diretamente nas escolas, de modo que os alunos possam ter acesso desde cedo às novas Tecnologias.( BAGGIO, 2003).
Logo na unidade 02- Navegação, Pesquisa na Internet e Segurança na rede, iniciamos a aventura de navegar pelos mares da internet, onde discutimos os contrastes e benefícios do uso dessa tecnologia. Conhecemos o  navegador Firefox, alguns portais e diversos links que poderão enriquecer o nosso fazer pedagógico. Ainda nessa unidade refletimos sobre como navegar com segurança na rede. Todos esses momentos foram de grande relevância, pois instigaram a curiosidade e a vontade de aprender e vivenciar cada vez mais esse mundo cheio de possibilidades, que é o mundo virtual.
Na unidade 03- BLOGs: O quê? Para quê? Como?  Refletimos sobre o impacto dessa ferramenta sobre a aprendizagem e a comunicação, criamos nosso próprio blog, o que nos oportunizou interagir de forma rápida com outros colegas, analisamos os blogs de outros professores e passamos a compreender melhor o papel dos blogs em nossa prática profissional. Foi de suma importância o aprendizado desta unidade, que nos trouxe um universo novo de interatividade, facilitando a troca de experiências e o intercâmbio de idéias.
Já na unidade 04- Elaboração e Edição de textos, avançamos e ousamos ser autores de nossa própria história no mundo virtual, nos dedicamos a estudar os recursos básicos de formatação de textos, utilizando o Broffice , que nos permite ser redatores, escritores no mundo tecnológico, interativo e de produção coletiva. Piaget afirma que:
O conhecimento humano é essencialmente coletivo e a vida social constitui em dos fatores essenciais da formação e do crescimento dos conhecimentos.
Buscamos compreender os diversos aspectos na produção de um texto escrito, com atenção aos cuidados que devemos adotar no uso pedagógico das ferramentas de edição de um texto. Nessa unidade, exercitamos bastante, conhecermos um pouco mais sobre gerenciamento de arquivos, sobre os formatos de documentos de texto e de imagem, sobre o uso do mouse, do teclado e das interfaces. Foram momentos muito produtivos, onde as experiências vivenciadas servirão de embasamento para enriquecer as tarefas realizadas na prática profissional.
No que discerne a unidade 05- Cooperação (ou interação) na rede? Tratamos da relevância, da colaboração e da interação na web para nossa sociedade, de modo mais peculiar para nossas escolas, onde refletimos sobre o papel das ações cooperativas em rede no aprendizado. Conhecemos algumas ferramentas que possibilitam a construção de uma grande rede de interatividade cooperativa, como (wiks, you tube, entre outros), analisando seus limites e possibilidades na prática pedagógica. Foram experiências enriquecedoras, que ampliaram o nosso universo de mundo e que despertaram um novo olhar para o ato de Educar na era tecnológica.
A unidade 06- Cooperação: Pressupõe Diálogo, vimos  como as ferramentas de comunicação se estruturam, como funcionam(dentre elas, experimentamos o e-mail e o chat),  discutimos a importância destas em nossas vidas pessoais e profissionais. Aprendemos algumas possibilidades de interação oferecidas pela estrutura de comunicação da internet, viajando pela rede, onde pudemos dialogar com outros participantes, e perceber que essas intervenções não se reduzem a mera busca de informações, mas incluem a disposição para aprender juntos, compartilhar e enriquecer o universo de idéias e a nossa prática enquanto cidadãos e profissionais da educação.
A unidade 07- Slides Digitais na Escola, nos levou a identificar as características da linguagem visual e os princípios de diagramação e design que devem estar presentes ao preparar uma apresentação, discutimos sobre a importância e as etapas do planejamento de uma apresentação de slides, aprendemos que é preciso ter cuidado com a linguagem visual e com uso de imagens e que boas apresentações de slides devem ser acima de tudo bem planejadas. Mais do que isso, refletimos sobre como esses documentos digitais promovem a aprendizagem naqueles que os assistem e os produzem, aprendemos que esta deve ser uma ferramenta compartilhada por professores e alunos, seu uso deve ser dosado de modo a facilitar, dinamizar e enriquecer o fazer pedagógico.
Na unidade 08- Resolução de Problemas Eletrônicos, trabalhamos com as planilhas de cálculo, ferramenta que pode ser de grande auxílio para nós profissionais da educação, não apenas no suporte pedagógico, mas na própria organização e planejamento de todo trabalho na escola. Buscamos adquirir habilidades para aproveitar as principais funções das planilhas eletrônicas,experimentamos a ferramenta do software Calc na sistematização, descrição e análise de dados e refletimos sobre as principais vantagens do uso das planilhas no aprendizado do aluno e no dia- a- dia da escola. Confesso que senti um pouco de dificuldade, no entanto, essa unidade encorajou-me a sempre buscar superação, a adquirir as habilidades necessárias para atuar de forma consciente e eficaz com os novos recursos que as TICS nos trás.
É importante ainda, ressaltar a importância do Projeto de aprendizagem, que foi desenvolvido ao longo do curso e teve como tema central: Inclusão Digital: uma prática necessária a Educação, este, serviu de embasamento para reflexão teoria- prática e será realizado no primeiro semestre de 2012.
Contudo, após essa jornada de aprendizagem e desafios, resta dizer que conquistei muitos avanços, compartilhei conhecimentos, dúvidas e angústias com colegas, e acima de tudo passei a acreditar mais no meu potencial frente às novas tecnologias,  firmei a necessidade de buscar  incorporar cada vez mais os recursos e possibilidades que esse universo trás para minha vida pessoal e profissional, assim fico encorajada a segui e vencer os desafios que virão.

Ninguém sabe tudo.De um lado, sempre se pode ensinar algo a alguém e, de outro, as tecnologias nos trazem a oportunidade de poder aprender com os outros, próximos ou distantes de nós.

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