quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Memorial: Ceiça Zumba

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. 
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
PROGRAMA  NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA E TECNOLOGIA EDUCACIONAL.
PROINFO INTEGRADO: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL


Maria da Conceição Zumba da Silva















MEMORIAL















SÃO MIGUEL/RN
JANEIRO/2012


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          O Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional/ Proinfo Integrado: Introdução à Educação Digital, tem como objetivo central a inserção da tecnologia da informação e da comunicação nas escolas brasileiras, visando assim diminuir as barreiras existentes entre as tecnologias e as práticas docentes.

Unidade 01 - Tecnologias no Cotidiano: Desafios à Inclusão Digital.

              Neste primeiro encontro tivemos a oportunidade de refletirmos sobre os impactos causados pelas transformações que a tecnologia provocou e provoca na sociedade de consumo e reconhecer a importância dessas tecnologias em nossa vida pessoal e de como nós professores podemos usufruir desses recursos para dinamizar o nosso fazer pedagógico. Se analisarmos os pros e os contras, veremos que é mais uma ferramenta que vem a somar na ação educativa no que se refere ao processo ensino-aprendizagem. Por isso, precisamos estar preparados e abertos às novidades, assim, teremos mais condições de utilizar as novas tecnologias em benefício dos nossos educandos.
         É necessário refletirmos sobre as questões relacionadas ao uso das tecnologias na prática pedagógica e considerar que a escola é um lugar adequado para a promoção da inclusão digital, sendo urgente que os professores assumam o seu papel na preparação desta sociedade do conhecimento, visto que,  a tecnologia educacional tem potencial para promover novos e ricos processos de ensino e de aprendizagem.

Unidade 02 - Navegação, Pesquisa na Internet e Segurança da Rede.

         Nesta unidade ousamos nos aventurar pelas mares da internet, ela nos abrem leques de possibilidades, nos permite superar as paredes da sala de aula, nos transporta para qualquer lugaro do mundo em segundos, nos tira qualquer dúvida instantaneamente, podemos trocar ideias com alunos e professores de outros lugares e, ainda, compartilhar experiências comuns. A internet traz desafios para nós educadores, pois somos chamados a sermos facilitadores e motivadores desse processo que requer dinamismo e conhecimento.
              Assim, por meio da leitura do manual e de vídeos conhecemos o sistema operacional LINUX, com o qual iremos trabalhar no decorrer do curso. Um software livre, seguro e gratuito, conhecemos algumas dicas de como navegar na internet com segurança e familiarizamos com o editor de texto BrOffice, por ser um mecanismo de divulgação mundial da informação e um meio de colaboração e interação entre as pessoas.

Unidade 03 - Blogs: O quê? Para quê? Como?

        Essa unidade foi de grande valia para nós cursistas, em particular para mim, pois ainda não tive a oportunidade de utilizar essa ferramenta tão importante no processo de coloboração interativa no ensino que é o Blog. É uma excelente forma de comunicação onde não é preciso dominar técnicas de informática para usá-la. Além de tantas possibilidade educativas, os blogs abre caminhos aproximando pessoas que compartilham as mesmas ideias, permite comentários e amplia a visão de mundo. É um dos muitos caminhos que possui o poder de criar e transformar o conhecimento de maneira atrativa.
          Portanto, cabe a nós profissionais da educação estabelecer critérios e objetivos ao utilizar essa ferramenta a serviço do processo ensino-aprendizagem. Mediante o exposto, fomos solicitados a criar o nosso blog em grupo, o qual foi intitulado de www.ticsnaeducaçãohoje.blogspot.com para a divulgação das atividades propostas nesse curso, divulgação do Projeto Integrado de Aprendizagem e outras informações pertinentes. Podemos dizer assim, que os blogs vieram para somar e modernizar o ambiente educacional, um excelente oportunidade para socializar as experiências e vivências da prática educativa.

Unidade 04 - Elaboração e Edição de Textos.

        A unidade quatro foi de extrema importância, onde foi discutido sobre o valor  dos textos escritos manual para os textos digitais, estabecendo os pontos positivos e os pontos negativos entre os dois tipos de escrita de textos. Ficou evidente os cuidados que o professor deve adotar ao fazer uso pedagógico das ferramentas dos editores de textos no processo educativo. Aprendi que através dos softwares educacionais é possível desenvolver várias atividades que instigam as habilidades linguísticas, como as de leitura e de escrita, promovendo diferentes tipos de produção e democratização do ensino.
          Cotidianamente em nossa sala de aula o ensino é baseado na leitura e na escrita, o que torna pouco atrativo ao aluno, enquanto que a rede com suas múltiplas mídias e novas formas de interação leva o aluno a apresentar mais interesse em aprender quando essas tecnologias está a serviço do processo de ensino e de aprendizagem.

Unidade 05 - Cooperação (ou interação) na Rede?

         Nesta unidade aprendi sobre a importância das tecnologias digitais para a vida pessoal e profissional quando nos coloca na condição de interagir e cooperar na internet abrindo novas possibilidade de inovarmos as nossas práticas pedagógicas. Por isso se faz necessário que o educador se atualize em relação a essas novas ferramentas e tenha a possibilidade de conhecer as potencialidades pedagógicas das TICs, já que a rotatividade das inovações é contínua, as TICs promovem a potencialização da aprendizagem, tornando as aulas mais dinâmicas, práticas e atrativas aos olhos dos educandos, despertando neles o desejo em aprender. Desta forma, o objetivo é refletir sobre a importância da cooperação no aprendizado, tomando consciência do papel das redes digitais na promoção dos processo cooperativos de trabalho e  aprendizagem.

Unidade 06 - Cooperação Pressupõe Diálogo!

          Através desta unidade podemos observar as várias possibilidades de interação que a internet nos oferece, como por exemplo, serviço de correio eletrônico, as salas de bate papo, os fóruns e as redes de relacionamentos ( orkut, facebook e twitter), são os serviços de comunicação oferecidos pela internet que criam uma rede de intervenções entre os participantes compartilhando informações e vivências. Assim, o objetivo é refletir sobre a importância das ferramentas de comunicação digital na prática pedagógica e habilitar-se a utilizar as principais funcionalidades dos serviços oferecidos por essas ferramentas. Após discussão e conhecimento sobre as funcionalidades do email fomos solicitados a criamos uma conta de email no gmail e fazer uso trocando informações entre os colegas de curso. É uma das  ferramentas que já faz parte do nosso cotidiano e que precisamos saber usá-la com segurança, por isso, cabe a nós professores encontrar formas de fazer esse intercâmbio entre tecnologia e inclusão digital dos educandos.

Unidade 07 - Slides Digitais na Escola.

         A apresentação de slides tem ocupado lugar de destaque no contexto das escolas, então, como objetivo de estudo e de aprendizagem desta unidade, é importante refleir sobre qual o papel desse tipo de ferramenta na aprendizagem, para além do suporte a apresentações de aulas e palestras. Aprendi que é preciso ter o cuidado com a linguagem visual, com o uso das imagens e que para se fazer uma boa apresentação de slides precisa-se antes, de um bom planejamento. Discutimos também a importância que os documentos digitais promovem tanto aos que assistem quanto aos que produzem. Assim, é bom analisar os efeitos que uma apresentação de slides produzem sobre os participantes e sobre  a aprendizagem. Essa é mais uma ferramenta que deve ser usada para enriquecer a nossa prática pedagógica.

Unidade 08 - Resolução de Problemas Eletrônicos.

          Nesta unidade procuramos nos familiarizar com as planilhas eletrônicas simples conhecendo o software Calc, ferramenta necessária para a organização de dados de pesquisas em tabelas e gráficos envolvendo as atividades do tratamento da informação. Além disso, essa ferramenta pode ser utilizada para a elaboração de horários de aula, registro de notas, orçamento, controle de estoqua, cadastro de alunos e suas famílias, entre outras atividades. O uso das planilhas nas escolas contrtibui para viabilizar atividades que envolvem um maior número de dados e informações. Entendemos que a grande vantagem de uso dessa ferramenta é que não precisa de muito conhecimento para executar uma operação, pois o resultado acontece quase instantaneamente, o que facilita muito o trabalho do professor. Porém, precisamos nos dedicar mais ao uso dessa tecnologia para saber utilizá-la em nossas escolas a favor do processo de ensino e de aprendizagem, visto que a maioria dessas escolas possuem laboratórios de informática que devem estar disponível para o processo de inclusão digital dos nossos educandos.




CONSIDERAÇÕES FINAIS


           
          Ao concluir esta primeira etapa do curso, Introdução à Educação Digital com carga horária de 40 horas, posso afirmar que o mesmo serviu para a familiarização com alguns programas e ferramentas educacionais que eram desconhecidas no meu universo tecnologico e motivar-me ainda mais a fazer uso do computador e seus aplicativos, bem como, interagir com os recursos tecnolpgicos disponíveis na internet.
            Também nos levou a refletir sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida pessoal, profissional, na escola, na sociedade e na prática pedagógica. Contudo, posso dizer que se faz necessário a utilização das TICs nas escolas, pois através delas podemos garantir a inclusão digital e promover uma aprendizagem qualitativa que venha contribuir efetivamente para o crescimento intelectural dos nossos educandos. Assim, esperamos que o aprendizado conquistado até aqui seja um marco positivo na vida profissional de cada cursista. Bom trabalho a todos!




Referências Bibliográficas:


ALMEIDA, Fernando José de. Educação e informática: os computadores na escola.São Paulo: Cortez, 1997.

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças dos velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1979.

GUIA Internet para iniciantes. Disponível em http://www.icmc.usp.br/manuals. Acesso em: 05 jun. 2009.

MARTINS, Renato. Inteligência artificial - parte II ( o macaco cibernético). Post do Blog Café Filosófico de Évora, 16 jan. 2008. Acesso em 14 jul.2009.

RAMAL, Andrea Cecília. O computador vai substituir o professor? Revista Aulas e Cursos (UOL). mar. 2000. Acesso em: 7 jul. 2009.

RAMOS, Edla Maria Faust. Introdução à Educação Digital. Ministério da Educação. Secretária de Educação à Distância. Brasília: 2009.

_______ Por que precisamos usar a tecnologia na escola? As relações entre a escola, a tecnologia e a sociedade. In:_____. Informática aplicada à educação matemática. Florianóplois: UFSC/EAD/CED/,2008.

www.wikipedia.org.com
www.google.com.br












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