MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA E TECNOLOGIA EDUCACIONAL.
PROINFO INTEGRADO: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA E TECNOLOGIA EDUCACIONAL.
PROINFO INTEGRADO: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL.
Maria Edna Feitosa
MEMORIAL
SÃO MIGUEL/RN
2012
__________________________________________________________________________
APRESENTAÇÃO
Este trabalho tem por finalidade registrar nossas dificuldades, avanços, aprendizagens e desafios enfrentados nesta 1ª etapa do curso Proinfo Itegrado: Introdução à Educação Digital. O presente trabalho é composto por oito unidades de estudo e de aprendizagem que iremos estudar posteriomente obedecendo a seguinte ordem: Unidade 01 Tecnologias no cotiano: Desafios a Inclusão Digital. Unidade 02 - Navegação, Pesquisa na Internet e Segurança na rede. Unidade 03- Blogs: O que? Para quê? Como? Unidade 04- Elaboração e Edição de Textos. Unidade 05- Cooperação ( ou interação ) na rede. Unidade 06- Cooperação pressupõe Diálogo! Unidade 07- Slides Digitais na Escola. Unidade 08 Resolução de problemas Eletrônicos e, por último, minhas conclusões.
Unidade 01: Tecnologias no Cotidiano: Desafios à Inclusão Digital. Iniciamos o curso com uma reflexão sobre tecnologias educacionais, refletindo sobre a importância da tecnologia na educação, o quanto é necessário a inclusão digital nas escolas. Realizamos algumas atividades propostas entre elas: a leitura em grupo sobre o texto de Edla Ramos: Porque precisamos usar a tecnologia na escola? Esse texto deixa claro a necessidade da inclusão digital nas escolas, por isso é que precisamos realizá-la de uma forma ampla que comtemple prática e conhecimento. Não adianta saber lidar com o computador sem transformar isso em aprendizado e em oportunidade para melhorar nossa prática pedagógica.
Unidade 02: Navegação, Pesquisa na Internet e Segurança na rede. Assistimos uma bela reflexão, a qual nos faz perceber a importância de estarmos sempre estudando,buscando novos conhecimentos. Dando continuidade assistimos vídeos que contava sobre a história do sistema LINUX e também sobre o WINDOWS. Nos dirigimos as máquinas para navegar e pesquisar na Internet, aprendemos algumas dicas importantes para navegar com segurança, pois devemos estar atentos a Internet é também muito perigosa se não soubermos utilizar de forma correta, não podemos divulgar informações pessoais que possam nos comprometer, devemos ter o máximo de atenção. Nesta unidade senti algumas dificuldades para realizar as atividades propostas, mas espero superá-las em breve, com estudo e um bom desempenho.
Unidade 03: Blogs? O quê? Para quê? Como?
Assistimos a vídeos sobre email e como utilizar esse correio de forma correta. As atividades desse módulo foram bastante desafiadoras tivemos como tarefa criar um blog, a turma dividiu-se em grupos e cada grupo criou o seu blog, com o objetivo de divulgar, comentar e postar nossas atividades no blog, para que possamos interagir entre os grupos, as escolas e a comunidade. Dessa forma ficamos informados sobre a importância dos blogs na educação.É uma ferramenta muito boa, uma forma de comunicação eficiente para que possamos interagir com os nossos colegas de forma rápida e segura. Vale ressaltar que a prática em sala de aula vem exigindo muito do professor, na era da tecnologia, baseando se nisso, é necessário que o professor esteja preparado, conheça e domine as ferramentas tecnológicas disponíveis no espaço escolar. Unidade 04: Elaboração e Edição de Textos. Vamos estudar nesta unidade Elaboração e Edição de Textos, vamos refletir sobre a importância da comunicação e da expressão escrita nas práticas escolares, com o objetivo de desenvolver as habilidades necessárias para utilizar o editar writer, do Br office para editar textos inserindo formatos e figuras. Estamos convencidos de que a tecnologia pode nos auxiliar muito, devemos prestar atenção para não utilizar de forma incorreta, para isso precisamos estudar bastante para podermos auxiliar nossos alunos no que se refere a tecnologia. A turma foi dividida em grupos para ler e discutir o conteúdo do guia, destacando pontos positivos e negativos na leitura e na escrita digital. Em seguida realizamos as atividades propostas, digitamos o modelo de capa de trabalho para cada grupo. Essa unidade foi bastante importante.
Unidade 05: Cooperação (ou interação) na rede.
Nesta unidade vamos tratar da colaboração e da interação na Web para a sociedade e mais especificamente para as nossas escolas, vida pessoal e profissional, com o objetivo de refletir sobre a importância da cooperação no aprendizado, tomando consciência do papel das redes digitais na promoção dos processos cooperativos de trabalho e aprendizagem. Assistimos os vídeos para compreender melhor e podermos desenvolver as atividades de forma clara, realizamos a tarefa, a qual encontrei dificuldades, mas espero superar esses obstáculos contando com a cooperação dos colegas, para que a troca de experiências sejam positivas, continuarei estudando para conseguir superar esses obstáculos.
CONCLUSÃO
Ao longo de nossas vidas estamos sempre buscando informações e conhecimentos. No que tange as tecnologias é sempre tudo novo para nós, que somos aprendizes. No decorrer deste curso muitas coisas boas e novas foram somadas ao nosso conhecimento. Porém o meu maior aprendizado foi saber que apesar das dificuldades nós podemos vencer determinados obstáculos. Refiro-me as muitas dificuldades no decorrer do curso, mas também aprendi muito. Continuarei estudando e vou conseguir vencer esses obstáculos.
Unidade 01: Tecnologias no Cotidiano: Desafios à Inclusão Digital. Iniciamos o curso com uma reflexão sobre tecnologias educacionais, refletindo sobre a importância da tecnologia na educação, o quanto é necessário a inclusão digital nas escolas. Realizamos algumas atividades propostas entre elas: a leitura em grupo sobre o texto de Edla Ramos: Porque precisamos usar a tecnologia na escola? Esse texto deixa claro a necessidade da inclusão digital nas escolas, por isso é que precisamos realizá-la de uma forma ampla que comtemple prática e conhecimento. Não adianta saber lidar com o computador sem transformar isso em aprendizado e em oportunidade para melhorar nossa prática pedagógica.
Unidade 02: Navegação, Pesquisa na Internet e Segurança na rede. Assistimos uma bela reflexão, a qual nos faz perceber a importância de estarmos sempre estudando,buscando novos conhecimentos. Dando continuidade assistimos vídeos que contava sobre a história do sistema LINUX e também sobre o WINDOWS. Nos dirigimos as máquinas para navegar e pesquisar na Internet, aprendemos algumas dicas importantes para navegar com segurança, pois devemos estar atentos a Internet é também muito perigosa se não soubermos utilizar de forma correta, não podemos divulgar informações pessoais que possam nos comprometer, devemos ter o máximo de atenção. Nesta unidade senti algumas dificuldades para realizar as atividades propostas, mas espero superá-las em breve, com estudo e um bom desempenho.
Unidade 03: Blogs? O quê? Para quê? Como?
Assistimos a vídeos sobre email e como utilizar esse correio de forma correta. As atividades desse módulo foram bastante desafiadoras tivemos como tarefa criar um blog, a turma dividiu-se em grupos e cada grupo criou o seu blog, com o objetivo de divulgar, comentar e postar nossas atividades no blog, para que possamos interagir entre os grupos, as escolas e a comunidade. Dessa forma ficamos informados sobre a importância dos blogs na educação.É uma ferramenta muito boa, uma forma de comunicação eficiente para que possamos interagir com os nossos colegas de forma rápida e segura. Vale ressaltar que a prática em sala de aula vem exigindo muito do professor, na era da tecnologia, baseando se nisso, é necessário que o professor esteja preparado, conheça e domine as ferramentas tecnológicas disponíveis no espaço escolar. Unidade 04: Elaboração e Edição de Textos. Vamos estudar nesta unidade Elaboração e Edição de Textos, vamos refletir sobre a importância da comunicação e da expressão escrita nas práticas escolares, com o objetivo de desenvolver as habilidades necessárias para utilizar o editar writer, do Br office para editar textos inserindo formatos e figuras. Estamos convencidos de que a tecnologia pode nos auxiliar muito, devemos prestar atenção para não utilizar de forma incorreta, para isso precisamos estudar bastante para podermos auxiliar nossos alunos no que se refere a tecnologia. A turma foi dividida em grupos para ler e discutir o conteúdo do guia, destacando pontos positivos e negativos na leitura e na escrita digital. Em seguida realizamos as atividades propostas, digitamos o modelo de capa de trabalho para cada grupo. Essa unidade foi bastante importante.
Unidade 05: Cooperação (ou interação) na rede.
Nesta unidade vamos tratar da colaboração e da interação na Web para a sociedade e mais especificamente para as nossas escolas, vida pessoal e profissional, com o objetivo de refletir sobre a importância da cooperação no aprendizado, tomando consciência do papel das redes digitais na promoção dos processos cooperativos de trabalho e aprendizagem. Assistimos os vídeos para compreender melhor e podermos desenvolver as atividades de forma clara, realizamos a tarefa, a qual encontrei dificuldades, mas espero superar esses obstáculos contando com a cooperação dos colegas, para que a troca de experiências sejam positivas, continuarei estudando para conseguir superar esses obstáculos.
Unidade 06: Cooperação pressupõe diálogo! Nesta unidade vamos conhecer uma variedade de recursos comunicativos e refletir acerca de suas características, ampliar a experiência de todos e possibilitar aos professores a escolha das ferramentas mais adequadas ao propósito educativo com o objetivo de refletirmos sobre a importância das ferramentas de comunicação digital na prática pedagógica. Nos dividimos em grupos para enviarmos email para os colegas, em seguida o desafio foi criar uma conta no gmail, poderiamos criar cada um a sua conta, ou o gmail do grupo, assim realizamos a tarefa,cada grupo criou o seu gmail. Essa unidade foi longa e difícil por ser uma unidade com muitos conhecimentos e muitas habilidades novas. Unidade 07: Slides Digitais na Escola. Esta é sem dúvida uma unidade desafiadora,onde os professores precisam adquirir conhecimentos e habilidades de como montar slides, pois esse tipo de material é de grande importância para inovar nossa prática pedagógica, com o objetivo de identificar a importância e as etapas do planejamento de uma apresentação de slides. Assistimos um vídeo importante dando 10 dicas de como criar uma apresentação de slides, o segundo vídeo, como criar uma apresentação no impress, depois nos dividimos em grupos para criarmos um slides, uma atividade desafiadora, precisamos praticar muito o que aprendemos para desenvolvermos com mais habilidade o que estamos estudando. Nesta unidade ficaram algumas dúvidas, praticando espero superar essas dificuldades.
Unidade 08: Resolução de Problemas Eletrônicos. Nesta unidade vamos adquirir a habilidade para aproveitar as principais funções das planilhas eletrônicas. Depois de receber as informações necessárias sobre o uso da planilha eletrônica, nos dividimos em pequenos grupos e fomos tentar elaborar uma planilha, para entendermos como a mesma funciona. Foi uma atividade fácil de desenvolver, pois através desta aprendemos como é importante o uso da planilha eletrônica em nosso trabalho. Assim estamos concluindo com este trabalho a 1ª etapa do curso: Introdução a Educação Digital.
CONCLUSÃO
Ao longo de nossas vidas estamos sempre buscando informações e conhecimentos. No que tange as tecnologias é sempre tudo novo para nós, que somos aprendizes. No decorrer deste curso muitas coisas boas e novas foram somadas ao nosso conhecimento. Porém o meu maior aprendizado foi saber que apesar das dificuldades nós podemos vencer determinados obstáculos. Refiro-me as muitas dificuldades no decorrer do curso, mas também aprendi muito. Continuarei estudando e vou conseguir vencer esses obstáculos.
Edna ficou ótimo, olhe eu arrumei algumas partes, mas nem todas isso foi possível. Não sei que tipo de formatação vc digitou, mas melhorou muito.
ResponderExcluirAté breve...
Vânia.